IBP tem Pós-Graduação credenciada pelo MEC. MBA em Gestão terá início em abril.
Imprimir
Indicar para amigo
O Conselho Nacional de Educação aprovou no dia 15 de dezembro de 2008 (Parecer: CNE / CES 279/2008), o credenciamento do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - IBP como Instituição habilitada a administrar cursos de pós-graduação lato-sensu no segmento de petróleo e petroquímica. A partir de agora, o IBP poderá conferir o certificado nos cursos a partir de 360 horas. Esse credenciamento foi aprovado após processo de avaliação conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), desde o ano de 2007. De acordo com a gerente de cursos do IBP, Renata Ribeiro, esse tempo de espera pode ser considerado breve, uma vez que há processos que levam muito mais tempo para serem finalizados com o Ministério da Educação. “O IBP desenvolveu um trabalho focado nas exigências do órgão regulador, com o propósito de agilizar todo o trâmite.”
O Parecer autoriza que o IBP seja o mantenedor do Instituto de pós-graduação do Petróleo. Essa certificação é um passo importante na área de treinamento do Instituto. Segundo a gerente de cursos, os esforços estão focados inicialmente no cumprimento das exigências e aperfeiçoamento do curso piloto do projeto, que é o MBA em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás – “trata-se de um curso bastante maduro, com uma turma realizada por ano desde 2001.” A próxima turma terá início em abril, e a partir dessa semana as inscrições estarão abertas no site do IBP (www.ibp.org.br) , para o processo seletivo.
O IBP também pretende ampliar sua atuação nos cursos de pós-graduação lato sensu, através de parcerias com instituições de ensino, universidades e apurando, dentro de suas comissões, as carências do mercado. Para Renata, as realizações conjuntas e parcerias podem contribuir mais efetivamente com o desenvolvimento da indústria nacional de petróleo e gás.
De acordo com Renata, o ano de 2008 foi muito importante para o Instituto. Além do credenciamento do MEC, a gerência de cursos do IBP conquistou a certificação ISO 9001 e pode ser, atualmente, considerada uma referência na capacitação profissional para o mercado, apresentando um extenso programa de treinamento, realizando anualmente mais de 130 cursos em 95 temas diferentes, abrangendo assim, os diversos segmentos da Indústria. “Isso é fruto de um trabalho de mais de 50 anos de existência, promovendo o desenvolvimento do setor nacional de petróleo. Esperamos contribuir ainda mais, com as atividades técnicas e gerenciais da Indústria, fornecendo curso de especialização em áreas de total relevância para a capacitação técnica do setor.” – concluiu Renata.