Mercado de lubrificantes no Brasil tem queda expressiva no fim do ano.
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Uma avaliação dos números finais de 2008 do mercado brasileiro de lubrificantes
mostra uma expressiva queda ocorrida nos meses de novembro e dezembro, fazendo
com que o resultado final do ano ficasse apenas cerca de 3,1% superior ao
resultado final de 2007, apesar do crescimento no primeiro semestre da ordem
de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A melhor estimativa para o total do mercado em 2008 está em 1.395.000 metros cúbicos,
com as empresas do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de
Combustíveis e de Lubrificantes) representando, aproximadamente, 77% do mercado.
Chamamos de mercado aparente, pois, as dificuldades de uma precisão numérica
continuam a existir, uma vez que não há consolidação dos números das outras
distribuidoras de lubrificantes.
A projeção do crescimento para 2008 não foi atingida nos dois últimos meses do ano,
o que provocou números muito altos para o total de óleos básicos, não refletindo a
queda de consumo dos dois últimos meses.
Veja abaixo, o gráfico representativo da evolução do mercado em 2008, em metros cúbicos,
e leia o “mercado em foco”, no site www.lubes.com.br, no link SERVIÇOS, com números da
distribuição por segmento e por região geográfica, além das participações de mercado
das companhias distribuidoras.