Mercado de lubrificantes no Brasil tem queda expressiva no fim do ano.
 Imprimir     Indicar para amigo
Uma avaliação dos números finais de 2008 do mercado brasileiro de lubrificantes mostra uma expressiva queda ocorrida nos meses de novembro e dezembro, fazendo com que o resultado final do ano ficasse apenas cerca de 3,1% superior ao resultado final de 2007, apesar do crescimento no primeiro semestre da ordem de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A melhor estimativa para o total do mercado em 2008 está em 1.395.000 metros cúbicos, com as empresas do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) representando, aproximadamente, 77% do mercado. Chamamos de mercado aparente, pois, as dificuldades de uma precisão numérica continuam a existir, uma vez que não há consolidação dos números das outras distribuidoras de lubrificantes.

A projeção do crescimento para 2008 não foi atingida nos dois últimos meses do ano, o que provocou números muito altos para o total de óleos básicos, não refletindo a queda de consumo dos dois últimos meses.

Veja abaixo, o gráfico representativo da evolução do mercado em 2008, em metros cúbicos, e leia o “mercado em foco”, no site www.lubes.com.br, no link SERVIÇOS, com números da distribuição por segmento e por região geográfica, além das participações de mercado das companhias distribuidoras.