Mercado de lubrificantes no Brasil tem queda expressiva no fim do ano.
 Imprimir     Indicar para amigo
Uma avalia��o dos n�meros finais de 2008 do mercado brasileiro de lubrificantes mostra uma expressiva queda ocorrida nos meses de novembro e dezembro, fazendo com que o resultado final do ano ficasse apenas cerca de 3,1% superior ao resultado final de 2007, apesar do crescimento no primeiro semestre da ordem de 8% em rela��o ao mesmo per�odo do ano anterior.

A melhor estimativa para o total do mercado em 2008 est� em 1.395.000 metros c�bicos, com as empresas do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combust�veis e de Lubrificantes) representando, aproximadamente, 77% do mercado. Chamamos de mercado aparente, pois, as dificuldades de uma precis�o num�rica continuam a existir, uma vez que n�o h� consolida��o dos n�meros das outras distribuidoras de lubrificantes.

A proje��o do crescimento para 2008 n�o foi atingida nos dois �ltimos meses do ano, o que provocou n�meros muito altos para o total de �leos b�sicos, n�o refletindo a queda de consumo dos dois �ltimos meses.

Veja abaixo, o gr�fico representativo da evolu��o do mercado em 2008, em metros c�bicos, e leia o �mercado em foco�, no site www.lubes.com.br, no link SERVI�OS, com n�meros da distribui��o por segmento e por regi�o geogr�fica, al�m das participa��es de mercado das companhias distribuidoras.