Mercado de lubrificantes no Brasil tem queda expressiva no fim do ano.
Imprimir
Indicar para amigo
Uma avalia��o dos n�meros finais de 2008 do mercado brasileiro de lubrificantes
mostra uma expressiva queda ocorrida nos meses de novembro e dezembro, fazendo
com que o resultado final do ano ficasse apenas cerca de 3,1% superior ao
resultado final de 2007, apesar do crescimento no primeiro semestre da ordem
de 8% em rela��o ao mesmo per�odo do ano anterior.
A melhor estimativa para o total do mercado em 2008 est� em 1.395.000 metros c�bicos,
com as empresas do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de
Combust�veis e de Lubrificantes) representando, aproximadamente, 77% do mercado.
Chamamos de mercado aparente, pois, as dificuldades de uma precis�o num�rica
continuam a existir, uma vez que n�o h� consolida��o dos n�meros das outras
distribuidoras de lubrificantes.
A proje��o do crescimento para 2008 n�o foi atingida nos dois �ltimos meses do ano,
o que provocou n�meros muito altos para o total de �leos b�sicos, n�o refletindo a
queda de consumo dos dois �ltimos meses.
Veja abaixo, o gr�fico representativo da evolu��o do mercado em 2008, em metros c�bicos,
e leia o �mercado em foco�, no site www.lubes.com.br, no link SERVI�OS, com n�meros da
distribui��o por segmento e por regi�o geogr�fica, al�m das participa��es de mercado
das companhias distribuidoras.