ACEA 2008 - Atualizando os Padr�es.
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A Associa��o de Construtores Europeus de Autom�veis (ACEA) oficializou a partir de 22 de dezembro de 2008 as
novas classifica��es para �leos lubrificantes automotivos (ACEA 2008) que substituem as chamadas ACEA 2007.
As novidades em rela��o �s especifica��es anteriores ficam por conta da elimina��o da categoria E2 para
motores diesel mais antigos e a introdu��o da E9, que � fortemente recomendada para motores diesel equipados
com filtros de particulados e utilizando diesel com baixo teor de Enxofre.
A ACEA est� constantemente desenvolvendo novas sequ�ncias de testes para atender aos requisitos dos
fabricantes de autom�veis, e novas edi��es s�o esperadas para o futuro, assim como a retirada de edi��es
ultrapassadas. No final de 2009 ser� retirada a classifica��o de 2004 e a de 2007 ficar� valendo ainda at� o final
de 2010.
Na Europa, os fabricantes de ve�culos sempre foram a maior influ�ncia na determina��o de requisitos de
desempenho para os �leos automotivos, tanto para carros de passeio como para ve�culos de servi�o pesado. Com
pouca influ�ncia da ind�stria de aditivos ou mesmo da ind�stria de lubrificantes, os construtores de ve�culos
mantinham at� 1991 suas especifica��es com foco exclusivo nas necessidades europ�ias determinadas pelo
CCMC ( Comit� d�s Constructeurs d�Automobile du March� Commun ).
A partir de 1991, o CCMC foi substitu�do pela ACEA (Association des Constructeurs Europ�en d�Automobile ) que
adotou inicialmente as especifica��es vigentes, por�m, com uma filosofia diferente, buscando aplicar novos e
melhores m�todos de testes, considerando a moderna tecnologia de motores, e criando uma base para processos
de desenvolvimentos e testes estatisticamente mais consistentes. Tamb�m, passou a utilizar a base de
experi�ncia dos Estados Unidos com a especifica��o API-SH e o c�digo de pr�tica de aprova��es.
Em dezembro de 1995, a ACEA introduziu uma nova classifica��o que consistia em nove diferentes seq��ncias
para definir a qualidade do �leo lubrificante em servi�o:
- Motores a gasolina : A1-96, A2-96 e A3-96
- Motores Diesel de Carros de Passeio: B1-96, B2-96 e B3-96
- Motores Diesel de Ve�culos Pesados : E1-96, E2-96 e E3-96
Antes da atual revis�o, a ACEA j� efetuou revis�es em 1998, 1999, 2002, 2004 e 2007, mantendo algumas e
alterando outras especifica��es, adotando sempre os dois d�gitos do ano da revis�o ap�s cada classifica��o.
A revis�o de 2004 foi muito mais radical, pois, alterou fundamentalmente a estrutura das seq��ncias de testes,
com a fus�o de categorias e a introdu��o de novas categorias, principalmente visando atender �s novas
legisla��es de emiss�es veiculares e tecnologias de catalisadores. Efetuou a combina��o das categorias A e B
em categorias A/B, e ao mesmo tempo introduziu um grupo de categorias, designadas como C1, C2 e C3, com a
inten��o de criar especifica��es para �leos de motor adequados aos modernos sistemas de tratamento de gases
de exaust�o, utilizando catalisadores, em motores a gasolina e leves a diesel. Desta forma, passaram a existir
quatro categorias combinadas: A1/B1-04, A3/B3-04, A3/B4-04 e A5/B5-04, com requerimentos de testes baseados
nas antigas categorias A e B. Nenhuma nova categoria foi baseada nas antigas A2 e B2.
As novas categorias �C� tiveram como fator determinante a necessidade de se especificar limites para os teores de
cinzas sulfatadas, F�sforo e Enxofre nos �leos lubrificantes, causando forte impacto nas tecnologias de aditivos
consagradas como o Ditiofosfato de Zinco e os detergentes met�licos, levando os pesquisadores a buscarem
outras alternativas de formula��o com baixos teores daqueles componentes. Para simplificar as denomina��es e
classifica��es, utiliza-se a sigla SAPS para designar os componentes Sulphated Ash (cinzas sulfatadas),
Phosphorus (F�sforo) e Sulphur (Enxofre), e os �leos como: low SAPS para os baixos teores, mid SAPS para
teores m�dios e full SAPS para os teores convencionais.
Em 2007 foi introduzida a categoria C4 para motores a gasolina e leves a diesel de alto desempenho com
sistemas de filtro de particulados e catalisadores de tr�s vias. S�o tipicamente de viscosidade SAE 5W-30
formulados com �leos b�sicos de grupo III.